Treinamento

Treinar o seu cão pode ser uma atividade bastante divertida, capaz de estreitar os laços entre você e seu pet, ainda mais se ele tiver sido adotado há pouco tempo. Os treinos podem começar assim que ele chegar em seu novo lar e podem ser feitos em casa ou em aulas coletivas junto de outros cachorros. Qual é a melhor opção?

Autocontrole
Nas aulas de grupo, os cães não costumam interagir entre si ou com outros humanos além dos próprios donos. Alguns pets não conseguem se concentrar diante da presença de outras pessoas e de outros animais, começam a latir e querem sair por aí marcando território. É a chance de ajudá-los a desenvolver autocontrole e obediência.

Timidez
No entanto, aulas coletivas podem ser um problema para cães muito tímidos e isso pode atrapalhar seu progresso durante os treinos. Caso ele se mostre muito nervoso, permaneça atrás de você durante todo o tempo e não aceite nem mesmo comidinhas e brinquedos, talvez seja melhor considerar aulas particulares.

Os custos
Um dos aspectos que devem ser pensados são os custos. Os gastos serão bem baixos, senão nulos, se você optar por treinar o cão por conta própria. Caso prefira uma aula coletiva, haverá um valor a ser gasto, provavelmente relativo ao número de alunos e à quantidade de aulas por semana. Se sua escolha for por uma aula particular, o valor costuma ser mais alto.

Agenda
Antes de decidir por um treino em grupo, é importante prestar atenção aos horários disponíveis para as aulas, que deverão ser escolhidos de acordo com a disponibilidade do treinador. Se sua agenda estiver cheia de compromissos e caso você acredite que não será possível ir regularmente às aulas, é melhor optar por treinar seu cão sozinho.

Prioridades
É fundamental avaliar as prioridades do treino. As aulas particulares e os treinos feitos pelo próprio dono podem ser customizados de acordo com as necessidades e dificuldades de cada cão. Já as coletivas tendem a seguir um currículo predeterminado pelo treinador e podem não servir a todos os cachorros.

Pais de primeira viagem
Algumas pessoas já tiveram cães antes e sabem os passos básicos dos treinamentos. Outros são donos de primeira viagem, não entendem muito sobre o convívio com cães e podem ter dificuldades ao treinar um cachorro sozinhos. Para eles, as aulas coletivas podem funcionar bem e tornar o treino mais rápido e eficiente.

Avalie esta matéria

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Saiba qual a melhor ração e a porção ideal para o seu cão

Conheça